BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Comunicado da Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP

AGENDA

19 de fevereiro – sábado 10 horas - 1a. Reunião do novo Diretório Estadual do PT
26 de janeiro – sábado 11 horas - Dia de Mobilização e Ação Global
09 de fevereiro – sábado 14 horas – Reunião do Coletivo Estadual de Mulheres do PT – Sede do Diretório Estadual
16 e 17 de fevereiro – Seminário das Secretarias Estadual de Mulheres e de Combate ao Racismo
29 de fevereiro – Prazo final para adesões aos setoriais
1 de março – 14 horas - Reunião do Coletivo Estadual de Mulheres do PT – Sede do Diretório Estadual
8 de março - Dia Internacional da Mulher - Grande Marcha em São Paulo
13 de março – quinta feira 19:30 horas – Debate Mulher e Mídia – sede do Diretório Estadual do PT
29 de março – Encontro Estadual de Mulheres do PT – Sede do Diretório Estadual do PT



INFORMES

1. Seminário Partido dos Trabalhadores -Feminismo e Combate ao Racismo Construindo uma agenda para a promoção da igualdade de gênero e raça
Nossa última atividade de 2007 foi um excelente “encontro/diálogo”, franco e solidário, entre as companheiras petistas do movimento negro e do movimento feminista. Nossa pauta inclusive era maior do que o tempo que dispúnhamos para esta atividade. Contamos com a presença da Ministra Matilde Ribeiro e a contribuição de grandes companheiras que permitiram que nosso debate pudesse avançar. Tiramos como encaminhamento um novo encontro para o mês de fevereiro e, com isso, contribuir para a formação de nossa militância e o fortalecimento de nossas lutas. Por isso agende-se para os dias 16 e 17 de fevereiro em São Paulo. Brevemente mandaremos o local e a organização do seminário que ficou a cargo das seguintes companheiras: Kika, Marilândia, Gláucia, Marisa, Márcia e Rosangela.

2. Dia de Mobilização e Ação Global: Paz, soberania, desenvolvimento e justiça social
A MMM e a Coordenação dos Movimentos Sociais estão organizando um grande ato e as mulheres petistas estarão presentes!
Estaremos nas ruas, no Brasil e em todo o mundo, para denunciar todas as formas de violência contra as mulheres!!
SÁBADO, 26 de janeiro de 2008
Local: Largo do Paissandú às 11 horas
A concentração da MMM será a partir das 11 horas, no Largo do Paissandu, de onde sairemos em marcha com a Batucada até a Praça Ramos, para nos somar ao ato dos movimentos sociais!
Outro mundo é possível! Sem o capitalismo, sem machismo e sem racismo!
Em anexo o material da Coordenação dos Movimentos Sociais

3. Resolução da CEN sobre a participação do PT no dia de Mobilização e Ação Global

A Comissão Executiva Nacional, do PT, reunida em 19 de dezembro de 2007, em Brasília, aprova a seguinte Resolução:

  1. O PT conclama sua militância política e social a integrar-se na mobilização nacional para a realização do Dia de Ação Global do Fórum Social Mundial, a realizar-se no dia 26 de janeiro de 2008. Ao contrário das edições anteriores, o Fórum Social Mundial de 2008 não terá eventos centralizados, mas será realizado na forma de milhares de ações em todo o mundo, organizadas pelos próprios participantes.
  2. As informações sobre as atividades já planejadas e a inscrição de novas atividades estão centralizadas no site www.wsf2008.net. Esse é o espaço para organizar, divulgar e visualizar ações, visto que qualquer grupo, organização ou movimento pode apresentar uma atividade para o Dia de Ação Global.
  3. A CEN/PT orienta os diretórios estaduais, municipais e zonais e os Setoriais nacionais a estimular nossa militância nos movimentos sociais a ampliar o debate sobre o Dia de Ação Global em nossa base social, a engajar-se no esforço organizativo e a divulgar os eventos realizados em cada estado e cidade para a militância petista.
  4. Desta forma, o PT quer contribuir para a organização autônoma do Fórum Social Mundial, ampliar seu diálogo com os movimentos sociais organizados e preparar nossa militância para a realização do Fórum Social Mundial em Belém do Pará, em 2009, novamente centralizado internacionalmente em nosso país.

Brasília, 19 de dezembro de 2007. Comissão Executiva Nacional.

4. Adesão ao Setorial de Mulheres
No último Boletim já encaminhamos para as companheiras as deliberações do DN sobre a organização e adesões aos setoriais. É fundamental que cada companheira faça um esforço de no seu município conseguir o maior número de adesões das companheiras mulheres, pois só terá direito de voto em nosso encontro estadual quem fez a adesão ao setorial de mulheres.O prazo final para estas adesões é o dia 29 de fevereiro. É fundamental que as companheiras petistas façam a adesão para garantir nossa organização e ampliação de nossa participação no encontro setorial. A Secretaria Estadual de Movimentos Populares e o Presidente do Partido encaminharam á todos os diretórios municipais as informações para melhor organizar esta ação. Veja no site www.pt-sp.org.br as informações e o artigo do companheiro Marcio Cruz que trata deste tema. Em anexo uma ficha encaminhada pela Secretaria Estadual de Movimentos Populares que facilita que as companheiras façam sua adesão ao setorial e que deve ser encaminhada à secretaria de organização com cópia para a secretaria de mulheres.

5. Encontro Estadual de Mulheres do PT
Organizar a militância feminista e fortalecer os setoriais de mulheres nos municípios sempre foi nosso objetivo. É fundamental que as companheiras de todas as cidades do estado estejam presentes para elegermos nossa secretária e o coletivo estadual de mulheres do PT. Este encontro é fundamental para apontar as linhas e políticas prioritárias para a próxima gestão bem como eleger as delegadas ao encontro nacional. Nosso quorum mínimo é de 80 mulheres presentes no encontro. Participe ajude a construir e fortalecer a secretaria de mulheres do PT. Para isso a campanha de adesão ao setorial é fundamental. Faça a sua adesão e mobilize outras companheiras para este importante momento de nossa organização.
Dia 29 de março de 2008 na sede do PT Estadual.

6. Reunião do Coletivo Estadual
Da 09 de fevereiro, às 14 horas
Participe e vamos organizar o encontro estadual de mulheres do PT e nossa organização para o 8 de março!!!!!

Secretaria Estadual de Mulheres do PT
Janeiro de 2008.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

QUANDO CONFRONTAMOS OS DOIS “BRASIS” – LULA VS FHC

É inevitável esta comparação, ainda mais com os índices de aprovação provenientes do Governo Popular de Lula e a melhoria inegável e palpável em relação ao desastroso e mal tripulado Governo Despótico de FHC e dos tucanalhas. O Brasil de 2007 deixou o tenebroso futuro vislumbrado após oito anos de terrorismo econômico e social propagado pelo PSDB a frente do governo. Lula e o PT mudaram a ótica e o futuro fatídico.


As notícias provenientes de institutos de pesquisa e de órgãos de referência a nível global apontam um novo traçado para o Brasil de 2007, um país que avança em todos os setores a uma velocidade assombrosa, principalmente para corja de incapazes que conduziram este país por séculos. Lula transformou o Brasil em potência regional almejando sua inserção no contexto global de forma cada vez mais decisiva, ao invés do articulador fraco e submisso idealizado até 2002, com a condução do sociólogo inerte FHC.

O Brasil que todos observavam em 2002 era o país do desastre impreterível que somente esperava sua oportunidade de ingressar nas profundezas do subdesenvolvimento e se tornar o “país do futuro distante”, a crise econômica e social era iminente, a sua população clamava por alguém que pudesse retirar-lhe deste fosso que se apresentava perante nossos olhos.

O Brasil de FHC era um covil socioeconômico, de projetos que jamais saíram do papel e de governos mal tripulados, a renda do trabalhador caia assustadoramente, juros e inflação subindo a cada dia que a economia internacional soluçava, qualquer nuvem no céu era o bastante para esperar a catástrofe econômica que engoliria o Brasil, crise da Coréia, do México, da Rússia, dos Estados Unidos, de Hong Kong, do Japão, da Argentina, da China e tantas outras que nos faziam tremer e esperar pelo pior. O Brasil de Lula resiste às piores intempéries, se tornou uma potência econômica em ascensão, o emprego cresce mês a mês, a renda do trabalhador é incrementada dia após dia, com crise ou sem crise.

O déspota FHC, que regia o incompetente governo, que engessava as engrenagens e privatizava os sonhos e as esperanças do povo brasileiro, sob um clima desesperador de salvar o país da recessão de oito anos entre 1995 e 2002, que atendia pelo nome neo-liberalismo. Lula extirpou este mal da máquina pública, libertou o Brasil dos males de FHC e dos tucanalhas, baniu o fantasma da recessão com a reestruturação da máquina do estado brasileiro e com o expurgo do clima de privatização do país.

O terrorismo econômico que tanto afastava Lula e o PT do governo se tornou uma poderosa arma em 1998, porém em 2002 se tornou a própria forca dos tucanos. Hoje FHC esbraveja cólera a cada resultado positivo do Brasil, a cada avanço da esquerda na América Latina, como se fosse o maior estandarte do desenvolvimento econômico e social do país e estivesse em condições de julgar o governo Lula.

O Brasil de FHC era a idealização do fim da utopia de um país desenvolvido e começo um período de retraimento socioeconômico que levaria a uma grande depressão. O Brasil de Lula é a idealização do sonho do país desenvolvido, comprometido com as classes sociais mais frágeis, e soerguendo as ideologias, que há muito tempo residiam e eram debatidas no PT e na sociedade, que FHC tratou de sucumbir. Lula trouxe a tona um país que já não tinha crença em suas próprias forças, que não enxergava nada além da recessão, para liderar um processo em que somos vanguarda de desenvolvimento.

Tomando as palavras enviesadas do Rei Juan Carlos da Espanha, direcionadas ao presidente e líder venezuelano Hugo Chávez, em caráter de empréstimo, para dizer a FHC: “Porque no te callas?”

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Etapas Municipais elegerão delegados diretamente para o Congresso Nacional - JPT

Em reunião realiza neste sábado, 26 de janeiro, o Coletivo Nacional da Juventude do PT aprovou a proposta de regulamentação do I Congresso da Juventude do PT.

Pela proposta aprovada as etapas municipais elegerão delegados diretamente para as Etapas Nacional e Estaduais do Congresso, na proporção de 1 delegado para cada 10 presentes na Etapa Municipal, com fração de 6.

As Etapas Municipais elegerão também as direções municipais da JPT, que tomarão posse após o Congresso Nacional definir a estrutura de funcionamento dos municípios.

Outra definição do Coletivo Nacional é que as Etapas Estaduais ocorrerão após a Nacional e que ambas elegerão as direções em seus respectivos níveis.

Pela proposta aprovada todos os jovens filiados com até 29 anos e que tenham um ano de filiação na Etapa Nacional podem participar do processo com direito a votar e ser votado.

O Coletivo aprovou também um grupo executivo que acompanhará todo o processo e que é composto por: Alessandra Dadona, Bruno Elias, Eduardo Valdoski, Gabriel Ribeiro e Ronaldo Pinto Jr.

A proposta segue agora para referendo do Diretório Nacional que terá reunião nos dias 09 e 10 de fevereiro.

OS AMIGUINHOS IMAGINÁRIOS DO PSTU

O PSTU afirma em vários de seus infames textos, onde direcionam suas críticas às centrais sindicais e aos movimentos estudantis como a CUT, a Força Sindical, e mesmo a UNE, com o respaldo de suas ações pelos movimentos do CONLUTE e da CONLUTAS, que não passam de meros fantoches das verdadeiras intenções do PSTU, que de fato, não tem bases e apoio popular, desconstruindo as lutas dos partidos e movimentos verdadeiramente de esquerda.

O PSTU, nascido do interior dos movimentos sindicais e de integrantes da antiga “Convergência Socialista”, corrente que permeava o âmbito do Partido dos Trabalhadores, hoje é o berço das mais sectárias e inertes figuras dos movimentos estudantis e sindicais. Seu passado glorioso dentro do Partido dos Trabalhadores fora esquecido, se transformando em um partido sem correntes e tendências, de um socialismo desgastado, morto, e de posicionamentos duvidosos.

A CONLUTAS, organização sindical que conclama movimentos também do âmbito social e estudantil, em um amplo movimento de oposição sistêmica, criada no final dos anos de 1990, no auge da crise do sindicalismo de luta – que fora deflagrado pela CUT e pelo PT nos anos de 1980 – com a finalidade de criar bases para o PSTU se desenvolver, hoje é mais uma “central sindical fantasma”, de lutas contra inimigos imaginários, sob situações fantasiosas em contextos globais inexistentes. A CONLUTE com o mesmo objetivo foi criada, mas para chamar atenção para o desgaste da UNE, porém enfrente as mesmas situações ordenadas pela CONLUTAS e decididas pela cúpula dirigente do PSTU.

Os movimentos do PSTU, são meras marionetes do próprio partido, com sua base nos setores divergentes de outros partidos, principalmente do PT, para ludibriar o trabalhador e sustentar o PSTU que vive de fato uma crise ideológica, com a entrada de Lula e do PT no governo federal, sectarizando suas posições de luta contra o governo. A CONLUTAS se tornou demasiadamente pelega, enquanto a CUT e a Força Sindical, reconquistavam seu espaço de luta em conjunto com o governo Lula, que se recusam constantemente em aderir, preferindo dar apoio a movimentos da alta burguesia como o CANSEI propagado pelos tucanos e madames da Oscar Freire.

A CONLUTE, formada por “playboys” em sua maioria que permeiam nossas universidades públicas, quando não “mão-de-obra profissional” do PSTU, para formação de núcleos de embates e sustentáculos poderosos no meio estudantil com a falência iminente da CONLUTAS e das finanças do PSTU. Suas posições são majoritariamente impostas pela direção do PSTU e repassadas em forma de doutrina obrigatória aos estudantes de base, sem espaços para discussão de prioridades.

O PSTU por vezes lança seus manifestos com meia dúzia de fervorosos “partidários reaças”, da CONLUTAS e da CONLUTE, dirigindo apoio, mas cá para nós... A CONLUTAS e a CONLUTE são meros amiguinhos imaginários do PSTU, como bem dissera uma colega do “Movimento Mudança” de Minas Gerais. Pois quais movimentos em sã consciência deixariam questões partidárias e pautas de lutas de um partido se imporem a frente das temáticas de cada movimento?

A UNE, a CUT e a Força Sindical se redescobriram no governo Lula, sob uma pauta de liberdades de negociação e de posições, somente o PSTU e seus amigos imaginários não abrem os olhos para o momento histórico e resolvem enfrentar seus velhos estigmas e fantasmas, fazendo refletir seu espectro no PT e em Lula, que faz cotidianamente provar que suas posições são cabalmente frágeis e enviesadas.

Acabar com a CONLUTAS e com a CONLUTE é preciso! Para dar um novo ar de liberdade aos movimentos sindicais, estudantis e sociais que a elas estão associados e dar uma chance a todos de poder alçar o que lhes é de direito... as lutas e discussões de movimentos verdadeiramente de base, ao invés das pautas do PSTU e de sua cúpula!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

POR UMA MÍDIA DE ESQUERDA E POPULAR – CONSCIENTE E ALTERNATIVA

As mídias dos grandes detentores do capital são vorazes ao atacar governos populares e os movimentos de base, para tanto é necessário um meio alternativo de transmissão de informação constituído pelo povo e por seus movimentos e partidos de base. Crer na isenção da mídia do eixo “global-vejista” é inconcebível, uma vez que seu caráter putrefato causa-nos asco e é deliberadamente direitista e golpista, não podendo, portanto representar uma opinião pública de fato.

Cotidianamente observamos um verdadeiro escárnio promovido pelos veículos de mídia para com a mentalidade de seus leitores das classes populares, delegando um papel na sociedade de cidadãos desprovidos de consciência crítica e que devem possuir tão somente suas análises parciais e que as elites anseiam.

Desde o golpe de 1964, não há de fato uma mídia verdadeiramente de esquerda de repercussão nacional. Foi também neste período que redes nefastas de radiodifusão, televisivas e de mídia escrita de direita se desenvolveram de forma ameaçadora e ganharam os horizontes do país. Países como Venezuela, Chile, Argentina, Espanha e tantos outros detêm veículos de mídia de esquerda hoje com boa repercussão nacional, principalmente de mídia escrita, e passaram pelo mesmo problema das ditaduras militares que nós brasileiros passamos, porém o mecanismo de criminalização dos movimentos de esquerda que desde então é promovido, até os dias atuais com um governo de esquerda e popular.

O “eixo do mal” “Globo-Folha-Veja” consegue definhar diariamente a consciência crítica da população, sob um caráter de alheamento intensificado que leva ao contestamento de atitudes de trabalhadores e classes sociais próximos, sob o olhar que eles direcionam intencionalmente. Atualmente meios de mídia como a Revista Carta Capital, os jornais Brasil de Fato, a Hora do Povo, são os poucos resquícios de meio de mídia escrita que escapam da força dos detentores do capital, porém não tem a repercussão nacional que deveriam, mas na internet os blogs de esquerda e as agências de notícias com destaque a Agência “Carta Maior”, e ao “Portal Vermelho” tem uma repercussão pouco maior entre os internautas, porém não são nem ao menos “pano para manga” perto da força exercida pelos portais de direita.

Na mídia televisiva e radiodifusora, não há como competir com o capital hoje, investido pela direita em seus veículos de comunicação visual, onde deveria por força de discussão popular, elaborar regras para abertura dos meios de mídia privados a comunidade e seus respectivos movimentos sociais para apresentar programas com conteúdos voltados a realidade popular e coordenados em absoluto pela comunidade.

A esquerda ainda não tem um veículo que possibilite a conscientização de massas, como a direita detêm, e faz questão de ostentar em seus infames programas com seus ideais anacrônicos e demasiadamente insanos. Para esquerda das lutas históricas continuar a sobreviver ao longo dos tempos, cumprindo seu verdadeiro papel social, conscientizando as massas populares, chamando o povo para participar de sua construção partidária para compor as fileiras e traçando seus novos rumos será necessário o aproveitamento melhor da questão da mídia digital, com a constituição de um forte (um mais) provedor(es) de esquerda e agências de notícias na internet e mesmo a criação de um ou mais canais em rede televisiva.

Derrotar a direita é preciso, porém a esquerda deve usar das mesmas armas com artifícios e ideais diferenciados para comunicação em massa.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

QUEM GOVERNA O PAÍS? - A MAIORIA OU A MINORIA? UNICAMERANISMO JÁ!

A oposição com um discurso cada vez mais desesperado e reacionário, quer derrubar as medidas provisórias editadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, recorrendo até o STF, em relação ao aumento dos impostos da IOF aos bancos e aos donos do capital privado e especulativo. O Senado, a mais intransigente e vil casa do poder nacional quer inverter os ideais de democracia existentes no país , fazendo valer a voz da minoria contra a ampla voz da maioria. Quem Governa o pais? A minoria ou a maioria? O unicameranismo de maioria absoluta é o que necessitamos para manter a coerência dos ideais democráticos, ou então uma saída a francesa para tal impasse!

O Senado Federal, recinto dentre os mais intransigentes e senis que ainda compõem os quadros dos poderes vigentes em nosso país, a cada atitude maquinal e alienada de sua minoria, faz sufocar os ideais verdadeiros de democracia das massas e de maioria absoluta, em especial o eixo oposicionista, remanescentes de nossas oligarquias e do coronelismo do período imperial, da velha república e da ditadura militar.

Algo parecido com o que o Senado faz hoje era executado da mesma maneira na França absolutista, que fora solucionada com uma forma simples, decapitaram seus governantes para servir-lhes de exemplo com os que zombassem com os ideais populares, e na Rússia Czarista o extermínio da família real. Para não radicalizar em uma saída à francesa, melhor seria extirpar esta instituição combalida e sectária, que hoje é o Senado e adotar um modelo unicameral, próximo ao que existe hoje na Câmara dos Deputados, mas sob uma democracia proporcional, com um número menor de partidos e coligações e financiamento público de campanha, pois é inconcebível a minoria apoiada pelo turbilhão de voz provenientes dos veículos de mídia e das elites sobrepujar os anseios de uma maioria.

O Desespero hoje das elites é tal que seus parlamentares de reboque do PSDB, DEM, PPS e PSOL, tentam de todas as formas possíveis barrar os planos de desenvolvimento do país e de distribuição de renda, visando 2010 e a corrida a sucessão de Lula, pois sabem que se executadas todas as obras e medidas do presidente e da base governista composta principalmente por PT, PC do B e PSB, será impossível bater o candidato apoiado pelo presidente petista.

O Senado é a última resguarda das elites, o último campo que restara após os massacres eleitorais do eixo da esquerda socialista no Brasil sobre a direita golpista. O contra-ataque do governo com a derrubada da CPMF foi à altura do golpe aplicado pela direita, o aumento da carga tributária para os organismos privados chegou ao exato momento em que contavam seus lucros incomensuráveis, hoje para distribuir parte do bolo aos programas sociais e estruturais do Estado brasileiro. A direita e seus fiéis depositários em épocas de campanha protestaram, pois quem pagaria as contas de 40 bilhões com a extinção da CPMF seriam exatamente eles, algo inusitado e que lavou a alma do povo mais pobre e carente que por mais de quinhentos anos pagou as besteiras e sandices dos governantes do país.

A ira da direita oposicionista chegou ao ponto de encampar pedidos de inconstitucionalidade da Medida Provisória editada pelo Presidente Lula, ao Superior Tribunal de Justiça, um ato desesperado e a última cartada a fim de derrubar de todas as formas as mudanças promovidas pelo Governo Federal em todo o país nestes últimos cinco anos.

Os fiéis locutores das elites como José Nêumanne Pinto, Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi e a própria elite, temem até o último fio de cabelo as medidas de Lula, pois suas aplicações no mercado especulativo, e seus pontos comerciais estão a ponto de receberem uma carga de impostos equivalentes a renda de um assalariado de renda razoável para níveis acima, e o povo nada tem a temer. Uma idéia sem nexo aos olhos de um grande burguês.

O Senado decreta o seu falecimento moral por esta e outras medidas, e para o país avançar e necessário que seja desarraigado.