BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aprovação de Lula atinge 80%

A avaliação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu recorde em setembro deste ano, subindo de 72%, em junho, para 80%, segundo aponta a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A desaprovação recuou sete pontos percentuais na comparação com o mês de junho, descendo de 24% para 17%.

No Nordeste, a aprovação à maneira do presidente Lula governar chegou a 92%. A pesquisa registra que o único movimento negativo a Lula está entre os que ganham mais de dez salários mínimos mensais, grupo em que foi possível registrar redução no apoio ao presidente.

Na região Seduste, o apoio ao presidente tembém creseu de 29% em juho deste ano para 52%. Na região Sul, a aprovação ao petista também subiu 21 pontos percentuais (de 37% para 58%), enquanto nas regioes Norte e Centro-Oeste o apoio a Lula cresceu de 44% em junho para 59% em setembro.

GOVERNO - A avaliação positiva do governo Lula subiu para 69% em setembro deste ano, segundo aponta a pesquisa. O índice é o mais alto alcançado pelo petista, além de ser o segundo melhor desempenho de um governo desde que iniciada a pesquisa, em 1982. Somente 8% dos entrevistados avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo, enquanto 23% consideraram a condução do governo como "regular".

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Lula Visita São José dos Campos






Neste Sábado, dia 27/Setembro/2008 o Presidente Lula Visitou São José dos Campos para um comício ao lado de pessoas ilustres como o senador Suplicy.
Lula e Suplicy deram seu apoio ao nosso candidato a Prefeito Carlinhos Almeida, e participaram de um grande comício com um publico de mais ou menos 17 mil pessoas.
A juventude estava presente e registrou um importante encontro entre Lula e Jovens joseense.






domingo, 28 de setembro de 2008

Lula em São José dos Campos - O dia que o tucanato e os pelêgos tremeram!

A história brasileira resguarda em seu bojo um número de heróis populares tão grande quanto a luta de seu povo em busca da liberdade, porém hoje são poucos que trazem consigo um ideal revolucionário a ponto de arrebatar mentes e corações em torno de uma causa, e quando temos a oportunidade de vê-los em ação, as ruas são lotadas pelo seu povo tanto enquanto sentimento quanto fisicamente. Lula confirmou o seu heroísmo, ainda que o mesmo diga que fez o que é preciso, o que é urgente, e o que é sua obrigação, enquanto governante, porém vêm cumprindo o seu papel histórico de priorizar as conquistas populares e romper com a perversa lógica capitalista do "lucro a qualquer custo", lotando a praça Afonso Pena em São José dos Campos, fazendo o povo acreditar que é possível mudar a nossa cidade, assim como fez com o restante do país.

Vou introduzir este artigo com o refrão do hino francês, "A Marselhesa", para que entendamos como a população sentiu a hora da virada neste último sábado, de Carlinhos de Almeida sobre o tirano tucanato:

"Tremblez, tyrans ! et vous, perfides, (Tremei tiranos! E vocês pérfidos)

L'opprobe de tous les partis, (Injúria de todos os partidos)

Tremblez ! vos projets parricides (Tremei! Vossos projetos parricidas)

Vont enfin recevoir leur prix" (Vão enfim receber o seu preço)


Adaptando este hino ao tucanato joseense: "Tremerá, oh tucanato mentiroso, injúria de vosso partido!, Tremerá com seus projetos assassinos, e saibas agora que vai enfim receber o troco!"

Esta mensagem pode não ser dita desta forma, porém com o mesmo peso, o povo neste sábado ocupou a Praça Afonso Pena para junto de Carlinhos, Eduardo Suplicy, e os companheiros candidatos a vereadores, para recepcionar Lula e dar boas-vindas às esperanças e aos sonhos que todo o tempo caminham ao seu lado.


Carlinhos Almeida conseguiu mostrar que há de fato esperança, e o clima que nesta praça imperou às onze horas era de que é possível fazer a cidade vibrar de esperança, de emoções, e com o povo, fazendo tremer a tirania tucana imposta por meio da truculência nestes últimos 12 anos.


Os pelêgos do PSTU, também tremeram pois sabem que por mais revolucionário que seja o discurso por eles adotados, jamais tentaram exercer a práxis marxista, e por isto sua teoria se encontra esgotada, e seu partido se encontra inviabilizado enquanto alternativa verdadeiramente socialista, diferente do PT, que consegue abarcar todos os sonhos, e todas as lutas das classes populares de nossa cidade e de nosso país. Lula é tudo o que os pelêgos sonham em se tornar, porém tem ressentimento em desobedecer a IV Internacional Morenista, e de fato se engaijar em um projeto de esquerda e popular de governo, algo que em seus egos trotskistas não pode conceber.


Eduardo Cury, e os trotskistas tremeram ao ver Lula declarando que seu legítimo candidato, que defendem os trabalhadores, os estudantesas, e as classes excluídas, potencializando a força do PT na cidade, que na pesquisa "Pré-Lula", mostra Carlinhos a menos de 3% do candidato das elites e do neoliberalismo. O povo já está com Carlinhos, agora faltam menos de 7 dias para ratificar esta vontade.

Quando um herói se coloca diante do povo, é impossível conter a emoção, mesmo para os que estão mais próximos, seja ideologicamente, seja fisicamente. Lula fez todos se emocionarem a ponto de Eduardo Cury tentar sem sucesso impedir o povo de ver o presidente, porém até este impedimento o povo superou, com 15 mil pessoas nas imediações do local. Impedir ônibus de circular nas ruas, desviar o trânsito e colocar burocracias para o povo não chegar nas imediações, foi o golpe mais baixo que qualquer candidato poderia fazer algo somente igualado pelos opressores da didatura militar brasileira.

Lula chamou o povo e a militância petista às ruas, e para mudar e fazer deste governo revolucionário enquanto práxis, é preciso ir consciente deste verdadeiro papel de cidadão para eleger um candidato comprometido com o ideal popular.

Companheiros, vamos a luta para transformar o país e nossa cidade! Eleger Carlinhos e dar continuidade ao projeto socialista do PT e do Presidente Lula.

Dia 5 de outubro, somos todos 13 para prefeito, e 13 para vereador!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Escolas Públicas Municipais de São José dos Campos - Espaço de Conhecimento ou Manicômio Social?

As escolas que reconhecidamente são um importante espaço de interação social e de fomento a cultura do conhecimento, e que podemos destacar que são um importante instrumento de transformação social e econômica, em São José dos Campos são encaradas como instituições de conhecimento tecnicista, sendo alunos e professores tratados como participantes involuntários do processo educacional, baseado nos ditâmes da Secretaria Municipal de Educação e dos princípios da sociedade neoliberal. Chega desta zorra!!! Pela valorização dos alunos, professores e demais profissionais da área de educação.

A escola sob a perspectiva do petista Paulo Freire, reconhecidamente um dos maiores educadores do país, “não são paredes, alunos, bibliotecas ou professores; a escola é o conjunto de relações sociais humanas”, ou seja, a escola em sua essência é um espaço privilegiado onde professor e aluno contribuem com seus conhecimentos de caráter teórico e empírico para construção de saberes, algo que vai muito além das conceituações de espaços físicos, mas são espaços de interação social, bem diferente vemos o tratamento dado pelos "iluminados" tucanos, que pregaram sob tutela do ex-ministro da educação Paulo Renato, um modelo vil de educação que tinha por objetivo cumprir a risca os pedidos da UNESCO, e de forma superficial, ou seja, sem garantir a qualidade da educação.

A gestão tucana, fez com que a escola fosse substituída por um "manicômio social", onde professores deixam de exercer o papel fundamental de mediação do conhecimento, para adotar uma postura "policialesca", os estagiários são impossibilitados de apoiar pedagogicamente professores e alunos nas atividades cotidianas, para exercer funções inerentes a limpeza dos espaços, a policiamento e escolta de alunos, substituir professores, e mesmo a preparar aulas sem o objetivo de agregar conhecimento, ficando por vezes muito além da carga horária, enquanto aos alunos cabe o papel da inquietação em meio ao caos, a balbúrdia, a revolta, e a explosividade, comuns a idade, é intensificada em meio a falta de alternativas que o poder público resguarda a população.

O Manicômio social que está imersa a educação pública perpassa prioritariamente pela política aberta de desvalorização dos profissionais da educação, de repressão a classe estudantil, de desestímulo a participação popular em relação a comunidade de pais e amigos da escola, e principalmente pela ampla política de entrega do patrimônio público e retaliação ao funcionalismo público, com a terceirização de serviços e a colocação da ordem idealizada pelas empresas prioritariamente perante o anseio da qualidade da educação reivindicada por amplos setores da sociedade.

Professores diariamente as conseqüências de trabalho neste ambiente, em que por vezes são obrigados a se afastar por insalubridade, ou por doenças decorrentes da estafa, de reações alérgicas, e ainda podemos colocar afastamentos por agressões físicas de alunos. Por vezes manipulados e impedidos de chegar a público com a utilização da persuasão da equipe de direção das unidades escolares, indicadas a dedo pelo prefeito e por seus correligionários.

A escola, que deveria ser um espaço aberto ao conhecimento científico e cultural, se tornou uma arena em que são obrigados professores, alunos, e pais a lutar uns contra os outros, em busca da cega causa da sobreposição de valores individualistas em detrimento aos valores coletivos.

A senhora secretária de Educação, teve a pachorra de argumentar a um jornal local que a limpeza tem caráter pedagógico, porém ninguém perguntou se a mesma limpa o sua própria sala, ou se o próprio Cury abdicou de serventes para limpar sua ilustríssima sala... O caráter da limpeza pedagógica, tem como fundo a "economia burra" de gastos, e a preocupação das unidades escolares com questões funcionais, ao invés de se dedicar prioritariamente com a formação cidadã, e assim inviabilizar mudanças significativas deste meio de ensino deturpado, idealizado pelos mestres do tucanato.

É hora de rompermos com o neoliberalismo no sistema educacional, é hora da população mostrar sua força nas urnas em busca de uma nova educação que tenha por metas a valorização dos profissionais, a reforma das instituições enquanto concepção e estrutura, e valorizando a formação do aluno.

Já chega de zorra, queremos Carlinhos para mudar São José!!!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Quem luta não cansa, São José está vendo uma esperança! - Carlinhos é a esperança de uma nova cultura política.

Nunca o povo joseense esteve tão convicto de que era necessário haver uma nova postura na administração municipal, onde o caos da saúde, da educação, dos transportes públicos, da degradação ambiental, da opressão às massas populares e trabalhadores se tornou tão corriqueiro e vil. A resposta esta vindo com as pesquisas e se confirmará no dia da eleição com a vitória de Carlinhos no 1º turno.

Após duas duras eleições em São José dos Campos, em que o campo neoliberal coordenado pela cúpula do PSDB, do DEM e do PSB, além das empreiteiras e das grandes imobiliárias, que conduziram uma dura política de repressão popular, o povo joseense vem dando provas de que não irá mais aturar tal situação, com a eleição de Carlinhos e as bandeiras das lutas dos movimentos sociais, e dos trabalhadores com o PT novamente no Paço Municipal.

São José dos Campos agoniza em meio a barbárie social e ambiental deflagrada nestes doze anos de governo tucano, com Emanuel Fernandes e Eduardo Cury, que regrediram a qualidade de vida da população em favor do crescimento econômico. De que adianta se orgulhar de prêmios de empreendedorismo se há bolsões de pobreza em seu município? De que adianta comemorar as vendas da Embraer se a Phillips, Kodak, e Fujifilm saíram do seu município deixando uma grande massa de desempregados? De que adianta se vangloriar de projetos como a "Casa do idoso" se há população idosa sofrendo nas filas do HM? De que adianta comemorar que o número de crianças na escola é recorde, sem olhar a qualidade de ensino e da escola que estão inseridas?

Muitas perguntas, porém como sabemos todas as respostas são negativas. O governo de Cury levou a criação de superficialidades, de grau maior que a do seu antecessor, algo que transpassa o campo da ingerência pública (marca do PSDB), e passa para questão de uma gestão leviana, descomprometida com os anseios populares.

Por tanta falta de ação do poder público municipal, a população tem demonstrado consciência de mudança radical nos rumos das políticas públicas municipais, com a organização de greves e protestos contra esta verdadeira "política de excessão", deflagrada durante doze anos, e assimilida de de forma mais profunda, nestes últimos quatro anos.

Carlinhos de Almeida representa uma mudança de rumo notável na cultura política que o povo de São José dos Campos, espera a muitos anos. A resposta está sendo dada de forma cada vez mais veemente pesquisa a pesquisa, debate a debate, onde e nítido o despreparo e a falta de objetivos concretos que Eduardo Cury, e a corja elitista que o rodeia nos programas eleitorais. Toninho Ferreira, nem de perto representa mudança, pelo contrário, representa o que restara de um grupo sectário sem proposituras in locus, falta-lhes a práxis marxista, que tanto reivindicão na teoria e que pouco fazem na prática, preferindo atacar com discursos do que enfrentar a realidade, uma política sobretudo de acovardados.

O PSTU e o PSDB, fazem parte praticamente do mesmo campo político, ou seja, o campo que luta pelo desinteresse da constituição da luta popular e da organização de partidos e movimentos verdadeiramente socialistas, democráticos, participativos, e principalmente de massas.

Carlinhos é a mudança em curso, e portanto, as camadas populares de São José dos Campos ratificaram em outubro esta mensagem que vem das ruas! Carlinhos com a força do povo!