BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

domingo, 30 de novembro de 2008

Por qual motivo o PSTU/CONLUTAS pede ajuda a Lula? - Peleguismo e incompetência na Gestão do SINDMETAL

No website oficial do PSTU, os pelêgos de São José dos Campos-SP, da direção burocrata e incompetente do SINDMETAL, enviou uma carta ao presidente Lula, para solucionar os problemas que eles mesmos não conseguem resolver... imagine se Lula, nos tempos da repressão do regime militar faria o mesmo... este partido pequeno-burguês infelizmente ainda não reconheceu programaticamente os avanços de Lula, porém hoje mostram que não há como continuar a relutar, pois Lula e o PT mudaram o país, e são de fato o estandarte maior da luta pelos trabalhadores do Brasil!

O PSTU, dito como o maior partido da "oposição de esquerda" ao governo de Luís Inácio Lula da Silva, nesta última sexta-feira divulgou por meio de seu website oficial, uma carta enviada ao Presidente da República, solicitando ajuda para lutar pelos empregos dos trabalhadores da GM de São José dos Campos-SP. Justamente o PSTU, oposição, revolucionária, e classista, que chama a todo o momento do governo de Lula de burguês, por qual motivo pede ajuda? Qual seria a atitude de Lula em 1978 na greve da SCANIA? Será que pediria ajuda a Geisel?

Quem é revolucionário de verdade, na práxis, não pede ajuda a burguês! Ao não ser que a posição programática do PSTU tenha mudado de forma demasiadamente radical, e claro que o próprio admita que seu programa é de fato capacho do sistema neoliberal, e incapaz de vencê-lo. A Conlutas, entidade que nada agrega a luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais, que enfraqueceu a luta da classe trabalhadora, agora admite que fracassou na luta pelos trabalhadores ao pedir ajudar, a Lula, e ao governo petista.

O PSTU, no todo de seus 14 anos de existência, nada conseguiu efetivar na luta pelos trabalhadores, pelos movimentos sociais, e pelos estudantes, ao contrário, conseguiu apenas dividir as entidades e as lutas fazendo o vil jogo da direita. Nunca elegeu um prefeito, expurga seus vereadores, e jamais colocou a disposição um programa socialista e/ou popular a população. sua posição de fato é apenas de acovardamento diante do sistema neoliberal, pois não oferece resistência política ao sistema capitalista, e ainda tenta sabotar os partidos que se interpõem a perversidade do sistema capitalista.

Oposição de esquerda? Esquerda de verdade apoia o governo do presidente Lula, se mostra como alternativa ao sistema. À pelegada do PSTU que dirige o SINDMETAL de São José dos Campos-SP, um conselho... deixa a direção do SINDMETAL para quem sabe, ou seja, deixa para Oposição Metalúrgica da CUT, pois estes não precisam da ajuda do Lula, têm capacidade de gerir as lutas da classe trabalhadora sem equívocos, e sem enrolação.

Ao PSTU... senão pode com a luta, deixa para quem sabe!

Se a vida é luta, somos sempre oposição aos pelêgos da CONLUTAS!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Crise do capitalismo - Hora de romper com a lógica hegemônica ou insistir no modelo de reformas?

O Capitalismo Internacional, baseado na especulação financeira do capital nos mercados de bolsas de futuros, vive uma inegável crise, que arrebatou nações nos mais variados continentes, e nos mais variados graus de desenvolvimento social e econômico, não poupando absolutamente nada, mostrando o quanto a hegemonia do capital estava concentrada no cerne das questões mais essenciais da sociedade. Esta é a hora de rompermos com a lógica perversa do capital, ou insistirmos mais uma vez no modelo de reformas? Qual o caminho mais seguro para superar o capital, sem que para tanto sejamos afetados por tal medida?

Enquanto o Capitalismo agoniza na esteira da crise financeira internacional, leva consigo grandes somas de capital, e a deteorização das condições humanas, principalmente nas nações centrais do sistema. Quando fazemos a reflexão dos motivos da crise financeira, vemos o quanto foi perverso o sistema diante da sociedade, pois quando está no seu ápice leva a segregação dos lucros entre as classes, e quando está em crise socializa os prejuízos de forma igualitária, fazendo o povo perecer ante a dicotomia inerente ao sistema capitalista.

Eleger Obama, ou McCain, neste momento pouco importaria, pois os dois são a face da perversidade dos mesmo sistema, o primeiro representa o flanco da direita clássica estadunidense, os mesmo que levaram ao caos da Guerra do Vietnã, a invasão a Baía dos Porcos, ou ainda ao apoio às ditaduras militares na América Latina, durante as décadas de 1950 e 1960, e a programas inúteis, que ficaram para história devido a propaganda que geraram como a "chegada do homem a lua", e os programas de armas de destruição em massa. Dentre os maiores expoentes dos Democratas estão John Kennedy, Ronald Reagan, e Bill Clinton. O segundo representa a mais reacionária direita estadunidense, a mesma que apoiou as duas invasões ao Iraque, a espionagem, ao massacre de inocentes na África e no Afeganistão, e a escola superior de guerra que formou figuras conhecidas na América Latina como Pinochet, Costa e Silva, e Stroessner. Dentre suas figuras mais conhecidas estão Nixon, George Bush, e Bush Jr.

A vitória de Obama não dá sinais quaisquer que haverá em curto prazo, mudanças no quadro geopolítico estadunidense, pelo contrário, demonstra apenas o quanto o sistema econômico imperialista capitalista está disposto a se modificar para retomar o seu espaço na sociedade global. Qual o caminho que deveremos seguir?

O Caminho é a superação sistêmica, justamente na fase em que a sociedade está pouco disposta a consumir, onde o povo está indignado com mudanças tão bruscas em período tão curto de tempo. Superar, não é tão somente romper estruturalmente com os meios de produção e tecnológicos o forjaram, mas romper com a lógica e com as estruturas de fluxos de capital internacional no áis, deve ser prioritária. Reformas não bastam! Reformas tem o intuito de reconstruir estruturas já abaladas, e o PT que veio implementando reformas estruturais deve buscar alavancá-las com o intuito de se fazer a transição para o modelo socialista.

O Brasil, avançou com programas como o "Fome Zero", "Bolsa-Família", "Renda Cidadã", "PAC", "Universidade Aberta", e tantos outros, agora deve ter como meta a implementação rápida de políticas socializantes de renda, de emancipação dos trabalhadores, de preservação ambiental sob os preceitos do desenvolvimento sustentável, e uma política de criação de tecnologias nacionais, preparando o país para uma ruptura em todas as áreas com o capital internacional, que hoje não poupa a classe trabalhadora. Demissões nas empresas metalúrgicas, siderúrgicas, agroindústria, redes de varejo, e tantos outros setores ligados essencialmente ao mercado externo e aos fluxos do capital transnacional.

A hora de romper chegou! Socialismo já!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Chegam as chuvas... porém as soluções não chegam! - Teoria e práxis em São José dos Campos com o PSDB

Chegam as chuvas, e com elas as enchentes, as mortes, as epidemias, o desespero da população e os prejuízos... a única coisa que de fato não chega é a solução. O PSDB por inúmeras vezes errou ao promover obras urbanas que alteraram a rede hidrográfica, e colocaram em situação de risco iminente variadas comunidades nas regiões Sul, Sudeste, Leste, e Norte do município. Diferente da propaganda eleitoral veiculada até meados de Outubro, São José dos Campos não conseguiu resolver velhos entraves, principalmente no campo social, onde vemos tristes realidades a cada temporal que desaba sobre nosso município, demonstrando que ainda existe pessoas que não são assistidas de forma prioritária pelo poder público municipal, abandonadas a própria sorte e oportunismo.

Eduardo Cury, ainda quando secretário de obras da administração municipal, conduziu um dos planos de reforma urbana do município, conduzido de forma autoritária e persuasiva contra a população. Nestes últimos dias recebi no meu e-mail pessoal algumas mensagens vindas da população que mora às margens do córrego do Carrefour, na baixada do Tatetuba com a região da Santa Cruz, próximo a Itavema, que ano após ano, é vítima da sobrecarga pluviométrica sobre o córrego, que represa a água à montante, e despeja impiedosamente uma grande vazão de água sobre as comunidades a jusante. As comunidades da região não aguentam mais! Não bastasse os prejuízos materiais, há casos de mortes, epidemias, e outras mazelas que nesta época do ano agridem a população.

Eduardo Cury, que licenciou as obras neste mesmo córrego, agora é prefeito e responsável maior pelo que acontece a estas comunidades, também fora a pessoa responsável pela retirada da população da Vila Tatetuba, e de outras comunidades carentes do centro da cidade, uma verdadeira política de "higienização pública", ao melhor estilo fascista. Agora fará o que para resolver? Retirar o povo da área do córrego e jogá-lo para os limites de Monteiro Lobato, Caçapava, ou Jambeiro? Ou ainda criar um núcleo congelado, forçando-os a sair do local por jogo psicológico?

Durante as eleições Cury, e seu bando de vereadores fizeram as mesmas promessas manjadas, assim como a água das chuvas, vem com intensidade imensa, evapora depois de um tempo, e deixam marcas para toda uma vida sobre o povo. O prefeito que olha para o Centro, no platô urbano, acima das cheias dos córregos, que olhe a partir de hoje para os cidadãos das encostas e das áreas marginais, que pouco podem fazer diante de vossas sandíces e de tua ânsia pelo capital.

A diferença e a teoria e a práxis do PSDB, por mais quatro anos... é duro conviver! E a população que tem qualquer denúncia a fazer que faça por meio do Ministério Público, e dos orgãos públicos, porém esta da cidadã Jô eu farei questão de passar para os vereadores da nossa bancada.

Valeu!!!