BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Eleições em São José dos Campos - Não vencemos o pleito à prefeitura, porém a mudança está em curso!

Eduardo Cury do PSDB, em conjunto com sua ampla base de vereadores, que se portaram mais uma vez como "senhores de guerra", conduzindo os eleitores mais humildes em meio aos seus cabos eleitorais uma grande gama da boca de urna, levou a eleição sobre o verdadeiro candidato do projeto de esquerda e popular, que seria conduzido por Carlinhos de Almeida. Um triste fim para uma campanha cheia de esperanças e de clamor popular, onde o povo se entusiasmou com o projeto petista para cidade. Elegemos um vereador a mais que na última eleição, e fizemos valer com a nossa luta, a frase que o próprio presidente Lula falou na campanha de 2002 em que "a esperança deve triunfar sobre o medo", o medo das políticas neoliberais de Cury, o medo do abandono da saúde municipal, o medo do desemprego e da especulação imobiliária, além de outros medos que o tucanato impôs sobre o povo. O PT não venceu, porém mostrou que a mudança está em curso!

Após longos meses de disputas na cidade, nos bairros, ruas, praças, escolas e comunidades, o PT saiu fortalecido deste processo em que nossa coligação para vereadores recebeu cerca de 62 mil votos, e cerca de 135 mil votos para o nosso candidato a prefeito Carlinhos de Almeida. Sabemos que a derrota colocou em pauta novamente o programa neoliberal de Eduardo Cury que ameaçam os trabalhadores e os munícipes com a precarização dos serviços públicos e a política ultrapassada da minimização do papel intervencionista do estado na economia e nas relações sociais.

O PT fez uma ampla campanha que revelará frutos em 2012 e 2016, com o aumento da bancada de vereadores, de votos aos partido e a coligação, e mesmo de filiados, uma vez que esta campanha de ares tão intensos demonstrou que mesmo em meio a luta de dois projetos antagônicos, o primeiro liderado pelo PSDB que levou a cidade ao colapso social e ambiental já conhecido, por força do poder hegemônico do capital, especialmente imobiliário, e o segundo liderado pelo PT que esboçou junto às camadas populares e aos trabalhadores um plano socializante e popular, que tem como base a força da economia solidária e os interesses das classes trabalhadores na criação de uma sociedade libertária. Ao PSTU, do candidato Toninho Ferreira, que alegava que haviam "dois projetos e três candidatos", de fato estava, certo, pois ele mesmo e seu partido não tinham um projeto constituído capaz de se diferenciar radicalmente do pregado pelo PSDB, ou pelo PT, e às urnas provaram que tão somente seus partidários e integrantes da CONLUTE e da CONLUTAS votaram no próprio Toninho, faltando então apoio das classes populares.

O campo liderado pelo PT colocou em pauta uma nova agenda política em que setores organizados da sociedade cívil nos próximos anos deverão adotar para se opor às políticas neoliberais que o tucanato implantarão contra o funcionalismo público, contra a juventude, contra as populações carentes, e contra a sociedade cívil em geral. O PSTU, como leal servo do plano do tucanato cumpriu seu papel de enfrentamento aberto a esquerda petista na cidade, onde Toninho desvelou críticas infundadas contra a administração de Lula, e contra o modelo popular de controle público que Carlinhos desejava implantar na cidade, porém o medo que lançará em coro com Eduardo Cury, fez sucumbir a esperança de uma administração petista em 2009.

O PT não venceu nas eleições para prefeito, porém fez um papel incrível com as candidaturas a vereadores, onde reelegeu sua bancada atual (Amélia Naomi, Wagner Balieiro, e Tonhão Dutra), e elegeu mais uma vereadora, sendo esta a maior surpresa, aos olhos das velhas raposas da política conservadora de nossa cidade, com a eleição da nossa ex-prefeita e deputada federal Ângela Guadagnin, que fora injustiçada pela mídia marrom de nosso país, saindo assim de cena no congresso nacional impedindo a continuidade de seu trabalho tão eficiente para dar lugar a um ser incompetente do tucanato desta cidade. Ângela se elegeu e trouxe consigo uma ampla frente de vereadores para fazer frente a política hegemônica do tucanato.

O PT aprendeu importantes lições nesta eleição, e a partir desta provisória derrota começamos a fazer nossa nova campanha, que vai muito além de 2012 ou 2016, é a campanha por uma nova alternativa social a nossa cidade, uma cidade livre para pensar, circular, consumir e lutar, por sonhos e melhor qualidade de vida. Avante companheiros pois é hora de sonharmos novos sonhos e ansear o impossível para alcançarmos o possível!

Um agradecimento especial aos eleitores que votaram 13 para prefeito e vereadores de nossa coligação, e aos companheiros que lutaram intensamente para realizar sonhos de nosso povo.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Às urnas companheiros, pois a hora da virada chegou!

A hora da decisão chegou, cabe aos companheiros e companheiras irem às urnas com todo o fervor para votação. Vale de tudo, broche, brinco, bandeira, boné, camiseta e até o cabelo com as cores e a estrela do PT, pois é sabido que a hora da virada chegou e cabe a nós dar os tons da vitória ainda no primeiro turno com Carlinhos prefeito, contra o ser despótico representando pelo PSDB de Cury, e a pelegada que toda vida luta contra os direitos dos trabalhadores e em favor da despolitização das massas representado pelo PSTU de Toninho. Vamos à luta pois esta é a hora!

Após doze anos de políticas despóticas e desiguais, vemos a chance de retornar com a força das massas ao Paço Municipal, para retomar o rumo do desenvolvimento social e avançar na implementação do plano de popularização de políticas públicas, que em 1.996 vimos nosso intento fracassar com a eleição de Emanuel Fernandes pelo PSDB, e desde então vigorou o plano neoliberal e elitista corrompeu a administração pública e deteriorou os serviços básicos a população em pról da hegemonia do poder da especulação imobiliária e dos monopólios do transporte público, das grandes empresas e dos grandes grupos financeiros, oprimindo os setores sociais de nossa cidade.

Vários partidos neste processo foram cooptados, por meio de suas lideranças a aceitar este plano em troca de favorecimentos pessoais e políticos na administração municipal, como foi o caso do PSB, do PDT, do PPS, do PV, e de uma grande gama de partidos burgueses que aceitaram sem refletir sobre o que era melhor para o povo joseense, levando a antiquada política do "sim senhor!" para tudo o que a administração municipal encaminhasse a Câmara Municipal. Outros partidos se mostraram combativos a ponto de mobilizar o povo ao enfrentamento contra a política burguesa destacando o PT, o PCdoB e setores a esquerda e progressistas do PMDB. Já o PSTU e o P-SOL, mostraram sua face adesista a política de ataque ao Partido dos Trabalhadores, e em consequência desta ação fizeram trabalhadores lutarem contra trabalhadores em pról da política desmobilizadora que a elite tucana impõem aos trabalhadores de nossa cidade.

O PSTU e o seu partido satélite o P-SOL levam a cabo uma política burguesa de condenação dos partidos populares de esquerda e socialista, são vetores de críticas mal fundamentadas e fazem parte portanto do mesmo espectro que os tradicionais partidos burgueses como o PSDB e o DEM (ex-PFL), em que tentam atacar a moral dos tradicionais partidos da classe trabalhadora. Estes partidos não conseguem mostrar de fato uma via alternativa entre a proposta popular e democrática do PT e a proposta despótica e neoliberal do PSDB, conclamando a todos a luta por ideais que nem eles mesmos têm a noção exata do que realmente seja o socialismo, pois somente tem experiência teórica em seus devaneios trotskistas, porém falta-lhes a práxis marxista, algo que o PT já têm bem fundamentado com planejamento de políticas públicas populares e democráticas e sua aplicação em diversas administrações.

O PSDB vêm novamente sob as bandeiras do velho paradigma neoliberal, que já vimos às consequências claras da adoção deste modelo econômico nos Estados Unidos, onde o crescimento econômico demanda de alto sacrifício das políticas públicas, em nome deste modelo de desenvolvimento difuso e pouco embasado, que leva a sérias crises sociais e econômicas.

O PT vem sob as bandeiras do desenvolvimento popular e apoiado em um programa ratificado pelas massas, algo que não poderia ser concebido em um programa ditado pelas elites econômicas do PSDB, e nem ao menos pelos líderes da internacional trotskista que estão isolados em seus grupos de estudos do ELAC e da IV Internacional Morenista. O PT é o único que pode levar a frente um modelo de desenvolvimento popular capaz de romper definitivamente com a realidade vigente, assim como Lula fez com o Brasil ao romper com os paradigmas do neoliberalismo ao assumir a presidência e conduzir o país a um modelo independente de política externa e com fortes bases em um sistema financeiro diferenciado do pregado por FHC com bases em empréstimos do FMI, e com aval do presidente dos Estados Unidos.

São José dos Campos sente que a hora chegou, e cabe a nós petistas dar o tom destas eleições indo às ruas com as cores e com a estrela do Partido dos Trabalhadores no peito, na cabeça e onde mais for permitido, para que a cidade perceba que a esperança está viva na eleição de Carlinhos e dos vereadores petistas!

Vamos às urnas companheiros pois a hora da virada chegou!