Chegam as chuvas, e com elas as enchentes, as mortes, as epidemias, o desespero da população e os prejuízos... a única coisa que de fato não chega é a solução. O PSDB por inúmeras vezes errou ao promover obras urbanas que alteraram a rede hidrográfica, e colocaram em situação de risco iminente variadas comunidades nas regiões Sul, Sudeste, Leste, e Norte do município. Diferente da propaganda eleitoral veiculada até meados de Outubro, São José dos Campos não conseguiu resolver velhos entraves, principalmente no campo social, onde vemos tristes realidades a cada temporal que desaba sobre nosso município, demonstrando que ainda existe pessoas que não são assistidas de forma prioritária pelo poder público municipal, abandonadas a própria sorte e oportunismo.
Eduardo Cury, ainda quando secretário de obras da administração municipal, conduziu um dos planos de reforma urbana do município, conduzido de forma autoritária e persuasiva contra a população. Nestes últimos dias recebi no meu e-mail pessoal algumas mensagens vindas da população que mora às margens do córrego do Carrefour, na baixada do Tatetuba com a região da Santa Cruz, próximo a Itavema, que ano após ano, é vítima da sobrecarga pluviométrica sobre o córrego, que represa a água à montante, e despeja impiedosamente uma grande vazão de água sobre as comunidades a jusante. As comunidades da região não aguentam mais! Não bastasse os prejuízos materiais, há casos de mortes, epidemias, e outras mazelas que nesta época do ano agridem a população.
Eduardo Cury, que licenciou as obras neste mesmo córrego, agora é prefeito e responsável maior pelo que acontece a estas comunidades, também fora a pessoa responsável pela retirada da população da Vila Tatetuba, e de outras comunidades carentes do centro da cidade, uma verdadeira política de "higienização pública", ao melhor estilo fascista. Agora fará o que para resolver? Retirar o povo da área do córrego e jogá-lo para os limites de Monteiro Lobato, Caçapava, ou Jambeiro? Ou ainda criar um núcleo congelado, forçando-os a sair do local por jogo psicológico?
Durante as eleições Cury, e seu bando de vereadores fizeram as mesmas promessas manjadas, assim como a água das chuvas, vem com intensidade imensa, evapora depois de um tempo, e deixam marcas para toda uma vida sobre o povo. O prefeito que olha para o Centro, no platô urbano, acima das cheias dos córregos, que olhe a partir de hoje para os cidadãos das encostas e das áreas marginais, que pouco podem fazer diante de vossas sandíces e de tua ânsia pelo capital.
A diferença e a teoria e a práxis do PSDB, por mais quatro anos... é duro conviver! E a população que tem qualquer denúncia a fazer que faça por meio do Ministério Público, e dos orgãos públicos, porém esta da cidadã Jô eu farei questão de passar para os vereadores da nossa bancada.
Valeu!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário