Recordar é viver
Em 21 de setembro de 1988, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), publicou logo após a promulgação da Constituição Cidadã do respectivo ano, o Relatório intitulado “Quem foi quem na Constituinte – Nas questões de interesse dos trabalhadores”.
O DIAP é um órgão de consultoria e assessoria que presta serviços de apoio parlamentar, para mais de 900 entidades sindicais no Brasil, incluindo aí, Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos de base. Portanto, é um órgão respeitado pelo movimento sindical e pela sociedade civil organizada.
Nesse Relatório, todas as votações dos Constituintes foram avaliadas de acordo com os interesses da classe trabalhadora. Por isso, é bom relembrarmos, no momento que se aproximam as eleições gerais no Brasil de 2010, a posição de alguns políticos que são candidatos ao Palácio dos Bandeirantes e ao Palácio do Planalto, respectivamente.
Geraldo Alckmin, candidato a governador do Estado de São Paulo, pelo PSDB, na Constituinte de 1988, votou contra a estabilidade no emprego, as 40 horas semanais e contra o monopólio da distribuição de petróleo, prejudicando assim, a Petrobrás. Na época, posicionou suas idéias de centro-esquerda e recebeu nota 7,0 do DIAP.
Guilherme Afif Domingos, atual candidato a Vice-Governador pela Chapa de Alckmin e, Deputado Constituinte em 88, votou contra a estabilidade no emprego, contra as 40 horas semanais, contra o turno de 6 horas no emprego, contra o direito de greve, contra o Aviso Prévio de 30 dias, contra as Comissões de Fábrica, o Aviso Prévio proporcional, contra a estabilidade do dirigente sindical, a unicidade sindical, contra o sindicato como substituto processual, além de se abster e se ausentar nas votações que tratavam da participação dos trabalhadores em órgãos de seu interesse e a auto-aplicabilidade dos direitos sociais. Recebeu pela sua participação na Constituinte, a nota Zero.
José Serra, atual candidato do PSDB á Presidência da República, quando na Constituinte de 1988, votou contra a estabilidade no emprego, contra as 40 horas semanais, contra as Comissões de Fábrica e, contra o monopólio da distribuição do petróleo. Além de se ausentar na votação do direito de greve para o setor público. Recebeu do DIAP por sua participação em matérias de interesse dos trabalhadores, a Média Final de 3,75.
Os trabalhadores e a população brasileira, nas eleições de 2010, podem saber em quem votar. É só olhar criticamente para a história republicana recente do Brasil e tomar suas decisões eleitorais.
Jefferson Damasceno de Souza: Historiador, professor e Servidor Público Municipal de São José dos Campos.
BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário