BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

domingo, 16 de maio de 2010

Recordar é viver

Recordar é viver

Em 21 de setembro de 1988, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), publicou logo após a promulgação da Constituição Cidadã do respectivo ano, o Relatório intitulado “Quem foi quem na Constituinte – Nas questões de interesse dos trabalhadores”.

O DIAP é um órgão de consultoria e assessoria que presta serviços de apoio parlamentar, para mais de 900 entidades sindicais no Brasil, incluindo aí, Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos de base. Portanto, é um órgão respeitado pelo movimento sindical e pela sociedade civil organizada.

Nesse Relatório, todas as votações dos Constituintes foram avaliadas de acordo com os interesses da classe trabalhadora. Por isso, é bom relembrarmos, no momento que se aproximam as eleições gerais no Brasil de 2010, a posição de alguns políticos que são candidatos ao Palácio dos Bandeirantes e ao Palácio do Planalto, respectivamente.
Geraldo Alckmin, candidato a governador do Estado de São Paulo, pelo PSDB, na Constituinte de 1988, votou contra a estabilidade no emprego, as 40 horas semanais e contra o monopólio da distribuição de petróleo, prejudicando assim, a Petrobrás. Na época, posicionou suas idéias de centro-esquerda e recebeu nota 7,0 do DIAP.

Guilherme Afif Domingos, atual candidato a Vice-Governador pela Chapa de Alckmin e, Deputado Constituinte em 88, votou contra a estabilidade no emprego, contra as 40 horas semanais, contra o turno de 6 horas no emprego, contra o direito de greve, contra o Aviso Prévio de 30 dias, contra as Comissões de Fábrica, o Aviso Prévio proporcional, contra a estabilidade do dirigente sindical, a unicidade sindical, contra o sindicato como substituto processual, além de se abster e se ausentar nas votações que tratavam da participação dos trabalhadores em órgãos de seu interesse e a auto-aplicabilidade dos direitos sociais. Recebeu pela sua participação na Constituinte, a nota Zero.

José Serra, atual candidato do PSDB á Presidência da República, quando na Constituinte de 1988, votou contra a estabilidade no emprego, contra as 40 horas semanais, contra as Comissões de Fábrica e, contra o monopólio da distribuição do petróleo. Além de se ausentar na votação do direito de greve para o setor público. Recebeu do DIAP por sua participação em matérias de interesse dos trabalhadores, a Média Final de 3,75.

Os trabalhadores e a população brasileira, nas eleições de 2010, podem saber em quem votar. É só olhar criticamente para a história republicana recente do Brasil e tomar suas decisões eleitorais.

Jefferson Damasceno de Souza: Historiador, professor e Servidor Público Municipal de São José dos Campos.

Nenhum comentário: