BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Além das violações de diretrizes do DN teremos violações de ética na Campanha?

Como bem sabemos, de acordo com o artigo 141 do Estatuto do Partido dos Trabalhadores "Não poderá se apresentar como pré-candidato ou pré-candidata, o parlamentar que já tiver sido eleito para três mandatos consecutivos na mesma Casa Legislativa (...)", caso de pelo menos dois vereadores do partido Wagner Balieiro (3 mandatos), e de Amélia Naomi (7 mandatos) estão nesta situação. Haverá renovação, ou atropelarão o Estatuto do PT em nome de seus interesses?

Cumprir ou rasgar, eis a questão!

Seria mais do que normal, após o atraso na convocatória das reuniões para divulgação e apreciação de nomes para a chapa de vereadores vermos novamente as mesmas figuras concorrendo, sem a devida discussão política destes nomes, quanto aos seus aspectos ideológicos ou militantes, mas este ano teremos uma novidade, para qual ninguém tem se atentado... este será um ano sem Wagner Balieiro e Amélia na chapa de vereadores, ou pelo menos deveria ser.

Se cumprido de fato o Estatuto do PT, em seu artigo 141, estes pré-candidatos, que possuem três ou mais mandatos deveriam ser sumariamente excluídos da chapa de vereadores:

Artigo 141 - Não poderá se apresentar como pré-candidato ou pré-candidata, o parlamentar que já tiver sido eleito para três mandatos consecutivos na mesma Casa Legislativa (...)

Não entrarei no mérito ideológico, já que destes, como bem sabem não tenho acordo ideológico, programático, ou tático, pois considero-os como parte de um campo de centro e centro-direita do PT, considerarei apenas a questão rasa dos votos e representação política.

Mas de fato, o PT irá excluí-los desta eleição? Primeiro caso, Wagner Balieiro, com três mandatos e mais votado vereador da Câmara de Vereadores em 2012 de toda a cidade, sendo uma das figuras mais bem avaliadas dentre os eleitores da cidade. No segundo caso, Amélia Naomi, com sete mandatos desde 1989, sendo figura marcada pela luta junto aos movimentos de mulheres, e até sindical.

O PT necessita repensar sua tática, uma vez que é fundamental cumprir o Estatuto, dando espaço para novas candidaturas, e que sejam cumpridas as cotas estabelecidas para negros, mulheres, jovens e minorias no partido. Mais do que isto é preciso abrir o PT para aqueles que querem construir o partido de forma sincera, de esquerda e socialista.

Caso o partido opte por rasgar o Estatuto do PT, e apoiar Wagner e Amélia, novamente jogará uma cortina de fumaça sobre as esperanças de renovação do partido, e destituirá o PT da construção de novos e vigorosos quadros políticos. As lideranças do partido (ainda que não creia), tem o dever moral de garantir o cumprimento deste Estatuto.

Fiquemos atentos!

Bruno Emidio - Militante do PT

Um comentário:

Unknown disse...

VEREADORES DO PT SJC. QUE VERGONHA PUXAR O SACO DE UM JUIZ GOLPISTA QUE SÓ FERRA PETISTA. É BOM SABER OS VEREADORES QUE HOMENAGEARAM ESSE JUIZ INFELIZ. LUTEM CONTRA O GOLPE QUE TIROU DO PODER A NOSSA PRESIDENTA.