BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
quarta-feira, 21 de maio de 2008
JPT de São José dos Campos - Rumo à Brasília!
A Juventude do Partido dos Trabalhadores de São José dos Campos terá no I Congresso Nacional da JPT um representante dentre os delegados deste Congresso. Dentre centenas de vozes, de militantes das mais diversas correntes ideológicas que permeiam a JPT do país inteiro, uma terá a oportunidade de revelar as peculiaridades e as mazelas de São José dos Campos e do Vale do Paraíba paulista.
A Juventude do Partido dos Trabalhadores de São José dos Campos, com seus mais de 200 filiados e militantes, terá no I CNJPT sua representação. Os militantes de nossa cidade sabem o quanto foi árduo o processo de votação e de organização do Congresso Municipal, desde sua validação, passando pela questão da mobilização, e mesmo nas articulações políticas dada no Congresso Estadual da JPT de São Paulo realizado em Osasco (CEJPT-SP).
Infelizmente, não conseguimos a vaga pelo próprio mérito de fazer os próprios delegados, pois os nossos militantes sofreram com a problemática do custo do transporte público, a questão do trabalho que esteve inerente, e mesmo o pouco tempo para mobilizar. O que fez com que nosso número de delegados fosse reduzido a quatro, sendo um destes impossibilitado de fazer pressão por um delegado no nacional, por conta de problemas relacionados ao trabalho.
No CEJPT-SP, foram mobilizados companheiros de todos os cantos de São Paulo, de todas as correntes e tendências ideológicas, porém com o nosso reduzido número de companheiros mobilizados, e necessitando de quatro companheiros para homologação de um nosso no CNJPT, necessitávamos da força dos companheiros de Taubaté, que também o qual a nós estava fechado, também não pôde comparecer.
Devemos ressaltar que o erro tático que por mim fora cometido, fora quase que fatal para aliança do Coletivo MAIS (Movimento Ação e Identidade Socialista), com o qual assinei a Tese "Chega Mais que só tá começando!", e o Coletivo Garantia de Luta, pelo qual milito em São José dos Campos. Onde procurei a todo momento ajudar na edificação de uma aliança no campo programático entre as lideranças dos dois movimentos, porém fomos incluídos nas contas de militantes dos dois campos, que porventura poderia levar ao racha interno na disputa de delegados, porém a sensibilidade das lideranças dos dois campos fora de grau tal que houvera o compreendimento da situação e mantido o programa tático delineado antes da aliança com a Democracia Socialista e a Militância Socialista, formando a maior frente de esquerda perante ao grupo da tendência Construindo Um Novo Brasil. Consideramos que a participação nos debates, a presença de nossos delegados e a nossa política de alianças fora acertada e superou o infeliz erro que cometi, ao não verificar quem eram os componentes dos dois campos, e adotar um conduta no mínimo inócua ao dialogar daquela forma, quase beirando a tática "independente".
Aqui expresso minhas solenes desculpas, tanto aos companheiros do MAIS quanto aos do Garantia de Luta, e quero deixar claro que todo o momento que atuei fora com a mentalidade de formação de uma frente de debates reforçadas, que levasse a frente um de nossos militantes ao I CNJPT para debater a nossa cidade e a região do Vale do Paraíba. Também deixo aqui expresso meus agradecimentos aos companheiros do Garantia de Luta pela oportunidade delegada de participar de tal encontro.
Meus compromissos neste I CNJPT é tratar as questões inerentes aos Movimentos Sociais, Ambientais, e oriundos da Classe Estudantil de São José dos Campos e Taubaté, com grande fervor e trazer grandes avanços nas denúncias das mazelas e na bagagem retornar com grandes surpresas e notícias de Brasília a nossa juventude.
Será em Brasília que construiremos as bases pela primeira vez em vinte oito anos de luta, de uma JPT, renovada com a luta pelo Socialismo, pela Democracia e pela participação das Massas! Portanto companheiros desejem boa sorte nesta empreitada e vamos Garantir a Luta!
Rumo à Brasília Companheiros!
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Debate Cidade - Mercadante e o Coletivo da JPT
O Senador Mercadante (PT-SP), neste sábado veio trazer as boas novas do governo Federal ao Vale do Paraíba Paulista, com o apoio do Deputado Estadual Carlinhos de Almeida (PT-SP), e discutir a situação que o município está inerte, graças a ingerência do governo de Eduardo Cury (PSDB-SP), com a neoliberalização dos serviços públicos na cidade e o condicionamento dado a população. A hora de mudar chegou, e o PT de São José dos Campos, com uma gama de partidos como o PCdoB, o PTC, e o PP apoiando está empreitada rumo a construção de um governo popular aos moldes que Lula implementa com grande exito em todo o país.
É preciso a divulgação massificada das intervenções do Governo Federal, do presidente Lula na região, e demonstrar realmente nosso plano alternativo às políticas neoliberais nas cidades do Vale do Paraíba. Em São José dos Campos, especialmente, onde o PSDB e os partidos de sua base detêm o poder político a doze anos e que causou a desfiguração e a ingerência do aparelho público, abandonando a população a própria sorte.
A Juventude Petista, que esteve representando pelo seu coletivo eleito, compreendeu tal problemática e pretende encaminhar nos próximos dias, resoluções e projetos a Direção Municipal do PT para o candidato do partido à prefeitura da cidade.
Partidos como o PTC, o PP, o PCdoB, vieram saudar a visita de nosso ilustríssimo Senador, e colocar sua posição em apoio ao projeto petista e popular do PT para a cidade.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
DO QUE O “QUARTO PODER” TEM MEDO? - DILMA E DEMOCRATIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES A PAÚRA DE 2010 ESTÁ LATENTE NO DISCURSO DAS ELITES!
Lula vem emplacando uma política demasiadamente eficiente dentre as massas, propondo um amplo pacto com os movimentos sociais, estudantis e sindicais, impedindo que os fantasmas propagados pelo “Quarto poder”, ou seja, a mídia, que tem o capital e os grandes veículos de mídia sob às posses da direita fascista “demo-tucana” venha repercutir as asneiras racistas, de cada dia, com o espectro de força esperado. Dilma que cresce com a força das ondas do petróleo, e a democratização das telecomunicações que fazem parte de um plano popular e de massas para continuidade das práticas transparentes e vantajosas à classe trabalhadora implementadas por Lula e aclamadas pelo povo, amedrontam a população abastada que se refugiou em Miami, Paris, Roma e em outros locais com medo da socialização política, econômica e social. 2010 já está chegando e Lula fará o sucessor e dará continuidade ao plano do Brasil socialista!
Os veículos de mídia como a Veja, a Globo e o Estadão não param de dar indiretas a respeito do terceiro mandato de Lula, para ver o quanto conseguem enfraquecê-lo, porém desde a primeira vez que perguntaram até agora a popularidade de Lula só tem aumentado e a rejeição ao terceiro mandato só tem diminuindo, ou seja, o enfraquecimento esperado surtiu de forma contrária, como se o povo estivesse percebendo o plano nítido de levar o desgaste do presidente e viesse em defesa do mesmo.
A paúra de 2010 é sentida nas capas dos jornais e revistas, que já colocam de forma expressiva o desconforto de Lula, ou de qualquer um indicado pelo mesmo a sucessão, pois sabe que enfrentaram um “monstro sagrado”, do mundo político da esquerda, uma figura que transpassa o mero espectro do real e já faz parte do mítico, de operário à presidente, de trabalhador a salvador da pátria, de um anônimo a mais imprescindível figura da história política nacional! Um adversário incólume, enquanto imponente articulador político para 2010, seja com Dilma Roussef com a força das ondas do petróleo, ou com Ciro Gomes e a força da transposição do Rio São Francisco, não haverá espaço para os grandes veículos de mídia emplacar suas eventuais calúnias e seus adversários movidos a ódio e a desesperança.
Quem vier com o discurso anti-Lula, seja da esquerda sectária do eixo “PSTU-PSOL”, seja da direita fascista do eixo “demo-tucano”, caíra por terra perante aos candidatos de esquerda apoiados por Lula. O sonho do Brasil socialista bate às portas, de uma nação que acostumou a muito tempo de observar o futuro de forma distante e desacreditado, agora observa com grande esperança um presente de um país potência econômica, com justiça social, e que democratiza todas as instâncias de participação do cidadão.
Porém o que mais faz tremer de medo uma oposição sem pauta, sem rumo, e sem base é a questão da democratização dos meios de mídia, uma vez que por mais três séculos detiveram o monopólio dos meios de mídia escrita, passando pela televisiva e mesmo agora a mídia virtual, e o governo Lula vem colocando em prática uma política que vem de encontro com a realidade macabra, que os herdeiros do império, do coronelismo, e da ditadura de 1964, que hoje ainda residem no Senado e na Câmara dos Deputados, sob as siglas do PSDB e DEMOCRATAS. A TV pública e a tentativa de restrição da posse dos meios de mídia poderão auxiliar na criação de um modelo popular de mídia que poderá enfrentar a longo prazo a mídia elitista e mesmo enfraquecer o “poder de barganha” em 2010, quando tentarão fazer seu sucessor, seja ele Aécio, Serra, Alckmin, ou outro do clã neoliberal e privatista.
O ano de 2010 será um marco para o movimento de esquerda da América Latina, com a consolidação do Brasil no cenário de reforço dos ideais socialistas com PT reconduzindo mais uma vez um candidato com a força de Lula ao palácio do planalto, dando continuidade a uma cultura de esquerda no Brasil e na América Latina. Portanto que as elites tremam, pois 2010 será a hora de da direita dar passagem de forma abrupta aos planos da esquerda democrática e socialista da latino-americana.