BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os reflexos da política tucana - Pinheirinho e Cracolândia

Apesar de não haver similaridades explícitas entre os dois casos, a ocupação do Pinheirinho e a Cracolândia, mas precisamos refletir sobre o papel do Estado, mais especificamente, o Estado Tucano, e seus reflexos na sociedade. Graças a omissão políticas do PSDB, ou povo perece diante da falta de perspectivas, ou tem de reagir para continuar a sobreviver. Seja como for o tucanato reprimirá o povo da forma mais violenta possível, e usará de todos os meios para camuflar seus atos espúrios.



A pouco mais de um mês São Paulo viveu uma situação dramática, quando a PM surpreendeu os usuários de Crack, de madrugada e os expulsou de forma violenta do centro da cidade. Uma ação de primeiro momento comemorada por setores da PM e do próprio governo do estadual, mas lamentada logo depois por todos os cidadãos, dada a falta de planejamento em recepcionar os usuários, que levou a formação de "mini-cracolândias" por toda a cidade de São Paulo. Quando sob protestos de vários cidadãos do centro da metrópole decidiram protestar, o Governador Geraldo "Picolé-De-Chuchu" Alckmin, e o prefeito NunKassab, deram para trás e culparam o comandante da PM pela ação "antecipada" e pelo "entendimento equivocado da questão.

Até este momento, eram somente usuários de crack, um setor desprezado por grande parte da sociedade paulista, e as transgressões policiais ali ocorridas, seriam camufladas pela mídia, e até admitidas em face dos problemas causados por estas pessoas.

Mais recentemente em São José dos Campos, o Governo Paulista, aliado a mais uma prefeitura conservadora de sua própria linhagem, promoveu mais uma bárbarie, desta vez o público oprimido não eram usuários de drogas, mas famílias carentes e trabalhadoras, gente que não teve vez, e voz nesta cidade por oito anos, e que de todas as formas foi discriminada, e impedida de ter seu acesso aos direitos mais básicos, sendo assim tratados como cidadãos de "segunda-classe" pelo tucanato joseense. O PSDB local, seguiu estritamente a cartilha política delineada pelos mais de 20 anos de escola repressora, iniciada até antes de Covas, mas alcançado o estado da arte com Serra e Alckmin.

Suas transgressões atingiram níveis somente vistos em ditaduras de caráter fascista e higienista, tratam os dois casos como se fosse algo alienígena a sua péssima gestão do Estado. A cracolândia, com seus moribundos é o mais vil reflexo de uma juventude que se perdeu diante da falta de perspectivas dos anos 90, e da década de 2000 que não encontrou outra alternativa senão as drogas, para aliviar o sofrimento contínuo da falta de emprego decente, educação de qualidade, e de oportunidades de formação. No caso do Pinheirinho, a especulação imobiliária, e a falta de programas de habitação popular, foram formas de afastar a população carente do município, e um assentamento de famílias carentes, em um terreno de um criminoso internacional que compartilha dos mesmos ideais espúrios e fascistas de Eduardo Cury, seria algo fora dos planos de higienização política e social promovida nos últimos dezesseis anos de PSDB (Emanuel Fernandes-Eduardo Cury).

Para tanto tentou no Pinheirinho usar dos mesmos artifícios da Cracolândia, e camuflou muitos aspectos negativos, mas não todos, revelando muitas violações aos direitos humanos, quando a tropa de assalto da PM invadiu o assentamento promovendo atos de violência contra os moradores, ao invés de garantir a segurança do agente público de despejo. A entrada da PM repetiu as táticas empregadas na USP, e por exércitos mercenários, atacar quando o adversário, ou o povo, estiver mais frágil. O cerco promovido pela PM e prefeitura incluiu oito anos de negações à Saneamento Básico, Eletricidade, e mais de uma semana de expectativas e pressões psicológicas desumanas.

Geraldo Alckmin e Eduardo Cury são representantes de um modelo político vencido, que o PSDB insiste em propagar sobre todo o Estado de São Paulo, e pior fazem das mídias marrons seus porta-vozes e testemunhas para distorcer a verdade. Atualmente contam com o apoio de setores conservadores e racistas para financiar e virar o jogo, onde o opressor torna-se vítima, e a vítima o opressor. O PSDB se esconde ao acusar o PT, o PSOL, e o PSTU de politizar a questão, sendo que são eles mesmo que a politizam, ao usar da violência como instrumento de persuasão e opressão a população carente.

A violência dos mesmos é dada das mais diversas formas, sendo qualquer sinal de mobilização e conscientização reprimida para não ser repetida, da mesma forma que o filme "V de vingança" representa. Se nos calarmos diante da opressão ela se dará de forma incontrolável, então reagir é um fator necessário, tão importante quanto ser um protagonista político. Quando o sistema torna-se opressor qualquer forma de reação é legítima, pois o pior tipo de terrorismo praticado é o "Terrorismo de Estado". As ações terroristas cometidas por Cury e Alckmin, não devem passar em branco! Deveriam ter seus cargos e direitos políticos cassados, e julgados em cortes internacionais, contudo até a (in)Justiça os favorece, tendo nos seus estratos mais altos muitos juízes corrompidos, e pouco sensíveis preservação dos direitos mais básicos daqueles que estão na base da sociedade brasileira.

Há culpados nestas duas situações, mas em nenhum dos casos é o povo! A culpa é sim do PSDB e de seus dirigentes que se portam como porcos ávidos em converter o Estado em um mero instrumento bancário, àqueles que estão na sua periferia devem ficar inertes politicamente, pois eles não sabem viver em democracias, com eles o único sistema que pode imperar é a ditadura do capital.

Nenhum comentário: