BLOGGER DA MILITÂNCIA PETISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ESTE BLOG NÃO TEM QUALQUER VÍNCULO AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. É EXCLUSIVAMENTE ORGANIZADO POR MILITANTES PETISTAS DO MUNICÍPIO ANTES REFERIDO.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Queremos Valentia, Presidenta Dilma!

Quando em Outubro elegemos Dilma, e muitos de nós brasileiros confiaram no PT e em seus deputados, senadores, governadores, queríamos mais mudanças, e ansiamos pela radicalização à esquerda de nossos ideais. Foi uma batalha épica, que demonstrou o quanto a luta de classes continua viva, e a esquerda e a direita, o quanto demonstraram que são campos inconciliáveis, tanto do ponto de vista ideológico, quanto programático. Antes de Dilma assumir, infelizmente sucumbiu aos desejos do mercado, errando como fizera FHC e tantos outros antes dele,como quem coloca raposas para tomar conta do galinheiro. Precisamos que reedite as políticas econômicas iniciadas por Lula, e as aprofunde, seja valente presidenta!



O bordão "Coração Valente" entoado em nossa última campanha à presidente, deu o tom do que era necessário fazer daqui em frente, pois vimos num processo político extremamente radicalizado e politizado (ainda que negativamente pelo campo da direita, que lançou toda a peçonha de ódio e preconceito para vencer a todo o custo) um país dividido entre a burguesia reacionária e inconsciente contra o campo dos trabalhadores conscientes e ansiosos por mais mudanças. Dilma enfrentou com grande dignidade esta disputa, sem se deixar contaminar pela direita liderada por Aécio e seguida por Marina, Fidélix, Pastor Everaldo e por tantos outros asseclas.

Sabemos que haveriam dificuldades para construção de uma base aliada coesa, principalmente quanto temos o próprio PMDB cadavérico e sedento de poder sentado ao lado na vice-presidência. Mas seria preciso fazer este enfrentamento para demonstrar o quanto equivocados foram aqueles que confiaram o voto em outras legendas, e que o PT de fato quer a evolução ética, institucional e social do Brasil, desmistificando o caráter pútrido das demais legendas de centro e de direita do país.

Dilma se entregou, como jamais imaginávamos, colocando gente da pior laia possível, com Kassab, Kátia Abreu e Joaquim Levy, que dirigem ministérios de importância essencial para o Brasil ser guiado ou escapar a crise econômica. Kassab, dirige hoje o Ministério das Cidades, extremamente importante no planejamento e destino de verbas a projetos de reforma urbana, e fiscalização de obras como o PAC.

Kátia Abreu dirige o Ministério da Agricultura, que pode escolher em destinar verbas para o agronegócio exportador, ou ao pequeno agricultor familiar. Suas decisões podem afetar na diminuição de oferta de bens agrícolas ao mercado interno, se optar pelo agronegócio, ou fazer baixar a inflação com a reforma agrária, caso desejar destinar recursos para agricultores familiares, oriundos da reforma agrária, e parar de bancar a "Bolsa Agronegócio" daqueles que perdem  fortunas com azares climáticos de culturas de exportação, ou ainda daqueles que importam insumos (maquinários, fertilizantes, tecnologias) e exploram perversamente os trabalhadores do campo.

Joaquim Levy, ainda me parece o pior, já que dentre todos, é aquele que controla os rumos da economia. Seu estilo conservador, ortodoxo, parece-me muito com o Pedro Malan, que foi capaz de sacrificar a economia para atender os interesses do FMI e do Banco Mundial. O remédio dado neste início de ano, ao indicar o não reajuste dos valores da tabela do IR, e de acenar favoravelmente à parada da política de fortalecimento do mínimo, sugerem que deseja "matar o paciente". Precisamos que taxe as grandes fortunas, e modere a taxação da classe trabalhadora para que consuma e prospere.

Dilma Rousseff, é preciso mais coragem e valentia para expurgar toda essa laia de raposas e sanguessugas, e retomar o diálogo com trabalhadores e movimentos. Não há espaços para erros, ou em 2018, veremos o PSDB triunfar e aprofundar as políticas de violência econômica e social.

Não faltam nas bases do PT e dos partidos de esquerda quadros capazes de vencer as amarras do mercado, precisamos que demonstre apenas vontade e valentia para mudar mais! Seja de fato, nosso coração valente!

Bruno L. Emídio - Secr. da Juventude do PT de São José dos Campos

Nenhum comentário: