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sábado, 10 de janeiro de 2015

São José dos Campos precisa olhar para frente! - Por uma política de transportes condizente com o crescimento urbano.

Não é possível que a atual secretaria de transportes de nossa cidade continue a ignorar a necessidade de ampliação dos meios de transporte em nosso município, justamente no período em que a cidade e a região acabam de se inserir em uma nova região metropolitana (RM Vale do Paraíba). São José é o centro econômico, populacional, e cultural desta região metropolitana, com população estimada em 681 mil habitantes, com conurbação com Jacareí (224 mil habitantes) e Caçapava (90 mil habitantes), e ainda tendo Monteiro Lobato (4,5 mil habitantes) como cidade satélite. É preciso pensar além dos BRT's e de pontos de ônibus (ainda desconfortáveis).

Projeto inicial cancelado - O modelo pretendido seria apenas para privilegiar uma parcela da população, é preciso pensar maior e antever o processo de desenvolvimento urbano.


O início da gestão de Wagner Balieiro na Secretaria de Transportes foi extremamente promissor, com a criação das faixas exclusivas de ônibus, com a ampliação das ciclovias e com o início dos estudos da implementação do BRT's e do metrô de superfície, bem como sua gestão, apesar das críticas do preço das passagens, e do abandono posterior do projeto do metrô, por fatores além de seu alcance e vontade política, que creio eu, dependeram da vontade de outros.

Contudo, o atual secretário Luiz Marcelo, tem desafios maiores para cumprir, inclusive ao retomar a licitação do BRT, que atualmente está parada. Dentre os desafios, como ajustar os transportes ao uma população crescente, rodeada diretamente por cerca de 1 milhão de habitantes, bem como a explosão populacional das regiões Sul e Leste da cidade, e ao potencial crescimento econômico da cidade de Jacareí, que terá impacto direto no fluxo de transportes aos centros comerciais das regiões central, sul e oeste da cidade.

Como já assinalei em outros escritos, o CODIVAP, mas principalmente os municípios de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, deveriam fazer a pressão sobre o governo do Estado de São Paulo ou criar uma empresa estatal para gerenciar o transporte metroviário/ferroviário. Não podemos vacilar neste momento, pois o atual modelo de transporte é demasiadamente caro, necessita de grandes investimentos em linhas que poderiam ser substituídas pelo transporte férreo.

Seria também uma forma de colocar em evidência regiões que hoje passam ao largo do desenvolvimento econômico como o Eugênio de Melo, São Francisco Xavier - Monteiro Lobato, e Eixo Carvalho Pinto SJC-Jacareí. A construção de linhas férreas tornariam o deslocamento mais rápido, barato, com a possibilidade de levar um fluxo maior de pessoas para roteiros culturais, paisagísticos, e de trabalho entre as cidades e as regiões da cidade.


O VLT é mais vital para apoiar o desenvolvimento social, econômico e cultural de nossa cidade.

O abandono do projeto metroviário sabemos que é falta de vontade política de Carlinhos de Almeida, que teme as implicações da burguesia ao trazer fluxo de trabalhadores, ávidos em consumir e se deslocar pela cidade. Contudo, como Ângela Guadagnin anteviu, a cidade necessita criar vias para o crescimento ordenado, e sua previsão permitiu o desenvolvimento da região Sul como vemos hoje, mas após décadas de governos tucanos e este de Carlinhos (que está longe de ser petista), a cidade vacilou e seus planos hoje se encontram superados.

Ainda que pese o fato de não concordar com este governo, e de seus apoiadores não gostarem de meus textos, peço para que por favor repensem o desenvolvimento do VLT, ainda que sejam nos moldes anteriores, pois a cidade de São José dos Campos não pode mais utilizar esta estrutura de ônibus e BRT's, que no máximo são atenuantes a situação crítica que se encontram os transportes na cidade.

Bruno L. Emídio - Secretário Municipal da JPT de São José dos Campos

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